Sul de São Tomé! Para mim a zona com paisagem e praias mais bonitas da ilha. Ainda hoje fecho os olhos, recordo esses dias, respiro fundo, e quando os volto abrir é como se revivesse aquele nosso momento para sempre, e é aí que sorrio.


As praias do sul são um dos principais atrativos da ilha de São Tomé, a fama da areia dourada e águas cristalinas apressa os turistas a percorrer os 70km, traduzidos em mais de 2h, que separam a cidade de São Tomé da Vila de Porto Alegre. Afinal a Estrada Nacional 2 não chega a percorrer toda a costa e para aceder às praias Inhame, Piscina e Jalé atravessamos todo um caminho em terra batida que não é fácil mas é de um verde maior. 

Li que em São Tomé vivemos outro relógio, com mais vagar, o que é totalmente verdade! Mas em contrapartida acredito que sentimos igualmente outra intensidade, talvez pela descoberta de novos lugares, sem horas forçadas e percursos preparados. 




Este terceiro post é dedicado ao sul da ilha de São Tomé, onde no percurso há muito mais para conhecer! A Roça de Água Izé, junto à baía da Praia Rei directamente servida pela Estrada Nacional 2 e que se desenvolve sob forma de 'cidade', a Boca do Inferno, em que encontramos um 'géiser' natural, a Roça de São João dos Angolares, onde o 'chef' João Carlos Silva, proprietário da Roça, promove uma refeição onde se degusta uma variedade de especialidades são-tomenses. E depois, ainda que de longe, se pode avistar o Pico Cão Grande, uma elevação de origem vulcânica inserido no Parque Natural Ôbo, que alberga centenas de espécies que não se encontram em mais nenhum lugar do mundo.

Já no sul, a Roça de Porto Alegre, onde a sua importância e dimensão fizeram dela uma vila de pescadores, que outrora, face ao seu isolamento, era autosuficiente, produzindo, secando, embalando e exportando todo o tipo de bens produzidos em São Tomé e Principe, e ainda hoje podemos assistir em pleno caminho à secagem do peixe.