Último post sobre São Tomé. A cidade! Onde se encontram implantados os edifícios institucionais de maior significado, como o Palácio da Presidência da República, a Sé catedral, os mercados, o liceu e os pontos defensivos. É também na cidade de São Tomé que estão localizados os maiores mercados, as ruas amplas e se encontra a maior concentração de motas.



















A experiência desta grande viagem começou mesmo antes de aterrarmos com a preparação da documentação necessária, como a consulta do viajante, ainda que não obrigatória, passaporte, com validade mínima de 6 meses e todo o planear dos locais, visitas e actividades que queríamos conhecer e participar.

Como referi, ainda que a consulta do viajante não seja obrigatória considero aconselhável a marcação da mesma, até para serem receitadas vacinas e os cuidados de saúde a ter antes, durante e após a viagem, nomeadamente a realização da profilaxia da Malária.

Para cidadãos da UE a entrada em São Tomé está isenta de pedido de visto o que não acontece à saída, com a taxa aeroportuária no valor de 20€. Refiro euros porque embora a moeda local seja a Dobra (1€ corresponde aproximadamente a 24.500 STD) os euros são aceites em toda a ilha. 

No primeiro post da série São Tomé, escrevi que tinha lido na revista 'Volta ao Mundo' sobre este país a seguinte afirmação 'Sem pressa nem hora marcada' e é tão isso! Este país de clima tropical, localizado no centro do mundo parece obrigar o tempo andar mais devagar, tudo e todos ao estilo do leve-leve, expressão utilizada pelos seus habitantes para descrever o seu ritmo de vida, sem grandes preocupações, afinal a terra é fértil e o mar rico em alimento. 

A ideia inicial era escrever neste último post informações sobre onde ficar e onde comer mas afinal este é um país em que ir à aventura é o ideal, claro que com as dormidas asseguradas, e aqui tem estadias que vão desde hotéis na cidade, nomeadamente do grupo Pestana, como também nas praias do sul, no Jalé ecolodge, ou o club santana, a roça monte forte, entre muitos outros.

Mais uma vez, São Tomé é um país tropical, cheio de comida a experienciar e é por isso que recomendo deixar-se ir e saborear, é tudo tão bom! 

>>> Acompanha também as novidades no Facebook e no Instagram (@paginaaolado) <<<