Depois do último artigo ‘SaldosManual para boas compras’ e antes de olhar para as tendências da próxima estação deve parar, abrir o seu guarda-roupa e organizá-lo. O objetivo é simples, libertar-se de todas as roupas, calçado e acessórios que já não fazem sentido para si, seja por não lhe servirem, por não se identificar ou simplesmente por se encontrarem inutilizadas. O importante e objetivo final é que no seu guarda-roupa somente estejam as peças que realmente gosta, cores, materiais e cortes que melhor valorizem a sua imagem, até porque menor quantidade de roupa significa maior facilidade na escolha dos seus coordenados, bem como criação de novas combinações. Quantas vezes encontrou peças no seu guarda-roupa que já não se recordava que as tinha, ou percebeu ao chegar a casa que adquiriu peças muito idênticas às existentes?

A análise e reorganização do guarda-roupa é também fundamental do ponto de vista da gestão da sua vida económica, isto porque se vestir apenas 1/3 das roupas que possui no seu guarda-roupa significa uma grande paragem de capital pela aposta em peças que não fizeram nem fazem sentido para si, muitas vezes associadas aos preços tentadores dos saldos, com peças adquiridas somente porque não se resistiu a uma etiqueta com um desconto apelativo, mas que a funcionalidade e interligação com as peças que tem é muito pouco ou mesmo nenhuma.

Antes de ir às compras faça o exercício, edite e organize o seu guarda-roupa, de forma a conseguir percepcionar as peças com que mais se identifica, cores e cortes, aqui irá certamente perceber qual o seu padrão de consumo, mas também quais as peças que lhe estão em falta. Anote, e leve consigo quando for às compras.

Para fazer compras acertadas é importante que perceba o que realmente lhe faz falta. Os básicos devem representar a maior parte do seu guarda-roupa, afinal são eles os elementos responsáveis pela agregação e harmonia dos seus coordenados, e são desses que estamos a falar.

Os básicos podem variar de estilo para estilo, de gosto para gosto ou de pessoa para pessoa, no entanto o famoso número de 10 peças básicas para funcionar deverá conseguir comunicar ente si de forma a possibilitar a construção do sem número de coordenados.

O famoso Little Black Dress (LBD) é uma peça intemporal e adequado a qualquer ocasião. Como referido, os básicos variam de pessoa para pessoa pelo que o vestido poderá não ter necessariamente preto. A camisa branca é também ela umas das peças mais versáteis do guarda-roupa. São vários os modelos hoje disponíveis no mercado, e o certo é que uma camisa clássica branca nunca passa de moda e é sempre sinónimo de elegância e requinte numa mulher. Não podem faltar os jeans, a calça de tecido com corte alto, as t-shirts, o sobretudo, casaco ou blazer, a trench-coat, boas malhas, saia e os sapatos rasos de qualidade e saltos para ocasiões especiais para completarem a lista.

Lembre-se os básicos clássicos são aqueles que resultam em todos tipos de corpo, ao mesmo tempo que são intemporais, logo o seu investimento fica desde logo previsto para diferentes temporadas. Invista neles assim como nos acessórios, tanto quanto possível. Os acessórios são essenciais para qualquer coordenado, uma vez que refletem a personalidade de quem os está a usar assim como têm a capacidade de ‘atualizarem’ e ornamentarem as vossas conjugações.

Se fizer a lista no início da próxima estação pode com toda a certeza juntar-lhe uma ou outra peça tendência, assumidamente ao seu estilo, que ajudará a atualizar o seu guarda-roupa, mas, e como referido no artigo anterior, assegure-se que essas peças fazem sentido no seu guarda-roupa, e que permitem um bom número de coordenados com as peças que já tem casa, no mínimo três.

Siga também as redes sociais:

Artigo da minha autoria, enquanto Consultora de Imagem, para o jornal Diário de Aveiro, na data de 18 de janeiro de 2018.