Nas férias de 2009 viajei por terras polacas! Apesar de não ter feito praticamente praia nenhuma (mas que ainda deu para mergulhar no mar báltico) e andar sempre de cidade em cidade por estradas em que não se podiam ultrapassar os 50km/hora visitei inúmeros locais e centro históricos que ainda hoje recordo com saudade!

No espaço de três semanas conseguimos visitar as principais cidades. Com o roteiro bem estudado visitamos tudo o que tínhamos para visitar, incluindo a monstruosidade dos campos de Auschwitz-Birkenau e as Minas de Sal, em Wieliczka, Património Mundial da Humanidade.

Ora quando não é o meu espanto quando me deparo (ainda que somente na Internet, infelizmente) com esta casa de sonho nos arredores de Cracóvia!

O projecto foi concebido por PCKO Architects, com sede em Londres, em colaboração com MOFO Architects, da Polónia, e demonstra como construir uma casa de mínimo impacto no meio ambiente natural existente e tirar o máximo partido da natureza que a rodeia!

Este projecto inclui uma piscina coberta, dois quartos principais e 140 de área da sala de estar. A parte mais deslumbrante da casa é sem dúvida a torre de cinco andares onde ficam os quartos, nos níveis mais baixos, e o estúdio envidraçado que oferece vista panorâmica sobre as distantes montanhas Trata.

A fachada é totalmente envidraçada, flutuando acima do chão devido à sua estrutura de aço, em que uma árvore é preservada e integrada no projecto devido às aberturas no tecto e no chão.