- Imagem via google. - 

A mudança de estação já esteve bem mais longe, as tendências para o tempo frio já andam pelas lojas, por isso quer queiramos quer não, o tempo de pensarmos, e consequentemente efectuarmos, a (re)organização do nosso armário não tarda a chegar.

Para mim, até porque o pouco espaço que tenho assim o exige, torna-se bem mais fácil e imediato selecionar o que quero (e vou!) vestir se o armário estiver bem organizado. E aqui a forma como o organizamos, seja por cor, tamanho, categoria, etc., é ao nosso gosto, o que interessa mesmo é arranjarmos tempo e efectivamente muita paciência para esta árdua tarefa.. até para não desistirmos a meio.



Por norma faço este tipo de arrumação mais profunda duas vezes ao ano, e sempre na mudança das estações.

1. Tiro todas as peças do armário, e aqui incluo todas as gavetas e caixas de arrumação.

2. Seleciono todas as peças que pretendo manter, ou seja, salta fora toda a roupa e calçado que esteja gasto, que já não sirva, ou que eu não tenha usado nesse último ano. As peças gastas efectivamente são lixo mas todas as restantes há imensas associações, lojas solidárias que estão dispostas a recebê-las.

3. Da roupa sobrante a da estação transacta coloco em caixas de arrumação e/ou nos lugares menos acessíveis do armário já a roupa da nova estação é exactamente o oposto, coloco no local mais acessível, sempre que possível apenas uma peça por cabide (eu utilizo cabides do mesmo tamanho e cor, mas eu sou mesmo muito coca-bichinhos!)  e agrupo primeiro por tipo de peça e depois por cor.

As vantagens de um armário arrumado são muitas, não só na hora de escolher o coordenado (um armário bem arrumado diminui a sensação de que nunca temos nada para vestir), como também por exemplo na hora de pensarmos em adquirir roupa para a nova estação, como temos plena consciência do que está no nosso armário, isso ajuda-nos não só a não 'repetir' peças como também a selecionar as que melhor vão combinar com o que já temos.