Voltamos a São Tomé! Hoje um post inteiramente dedicado ao Ilhéu das Rolas

Considerado por muitos de paragem obrigatória para quem visita São Tomé, o Ilhéu das Rolas, de origem vulcânica e localizado sob a linha do Equador, é alcançado apenas de barco, e não posso mentir, foram sem dúvida os vinte piores minutos de viagem que fiz na minha vida, mas, olhando agora para trás, posso afirmar que tornaram esta visita numa experiência ainda mais memorável!


À chegada logo se percebe que o Ilhéu das Rolas é um lugar de contrastes, onde a estância de luxo Pestana Equador, com todas as infraestruturas necessárias, convive com os cerca de 100 habitantes com poucos recursos, mas, e como referi no post anterior (link), alegres, hospitaleiros e muito festivos. A propósito, é natural no exterior do resort ouvir musica todo o dia, assim como sermos convidados a participar nas festas e jogos de futebol promovidos pelo habitantes do Ilhéu.




Decididamente é bom sair do resort, o ilhéu tem imensos recantos, praias, e a linha do Equador para explorar! E para quem não goza de regime de pensão completa é aconselhável aproveitar as refeições promovidas pelos locais (improvisadas junto à praia e que são uma maravilha!), a um preço um pouco mais simpático do que no buffet do Pestana. E há sempre motivo para maior envolvimento com os habitantes do Ilhéu, que explicam e nos contam com orgulho todas as histórias e curiosidades sobre o seu (e nosso) Ilhéu das Rolas.