Depois do post dedicado ao primeiro dia da estada no Alentejo (link), chega o post dedicado a Elvas, que fizemos questão de visitar no nosso segundo dia, e vá também um pouco a Mérida, que embora pertença ao país vizinho, fica a um pequeno salto e não fazia sentido deixar de conhecer.
Todo o centro histórico de Elvas, as muralhas abaluartadas, os fortes de Santa Luzia e Graça, o aqueduto da Amoreira e os três fortins: São Pedro, São Mamede e São Domingos ou da Piedade estão classificados como Património da Humanidade, pelo que apesar do município deter uma diversidade natural e paisagística integrada nas paisagens do Norte Alentejano ficámo-nos pela cidade.
O dia começou cinza e terrivelmente fresco mas que em nada impediu as pessoas (residentes e turistas) de percorrer ruas e ruelas, de se sentarem e usufruírem as praças e recantos trazendo por isso maior alegria à cidade!
Bem depois do almoço rumamos até Mérida, infelizmente, e sem marcação prévia apenas conseguimos visitar o teatro e o anfiteatro romanos às 20 horas, impossível por isso de registar, mas sem dúvida imprescindível de visitar! Mas Mérida não se fica por aqui. Por um centro histórico cheio de vida e animação visitamos, percorrendo a pé, os monumentos: Pórtico del Foro Municipal, Templo de Diana e Palácio de Los Corbos, Ponte romana sobre o rio Guadiana e o Arco de Trajano, assim como a Puerta de la villa e a Praça de Espanha onde não houve como resistir às tapas acompanhadas por una cerveza. Depois de carro é obrigatório visitar o Aqueduto de Los Milagros e a ponte romana sobre o Rio Albarregas.
IGREJA DE Nª SRª DA ASSUNÇÃO (ANTIGA SÉ) |
TORRE FERNANDINA |
FORTE SANTA LUZIA |
FORTE DA GRAÇA |
AQUEDUTO DA AMOREIRA |
PÓRTICO DEL FORO MUNICIPAL |
PUENTE ROMANO SOBRE EL RÍO GUADIANA AYUNTAMIENTO |
PLAZA DE ESPAÑA |
--- ---
ONDE PARAR:
Restaurante almoço [Elvas] 'O Lagar' As doses foram bem servidas, ficou imenso almoço na mesa, por isso perguntem diretamente se uma dose não será o suficiente para dois.
Restaurante jantar/petisco [Estremoz] 'Alecrim'
Alojamento [Estremoz] 'Pateo dos Solares'
Conheço Elvas muito bem por acaso, era habitual viajar até ao Alentejo com os meus avós :p Adorei as fotografias <3
ReplyDeleteTHE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //