Todos nós sabemos, nos dias de hoje o mercado de trabalho é cada vez mais exigente e competitivo, pelo menos assim o afirmam. Longe vão os tempos em que a procura era claramente superior à oferta, e que bastava um diploma ou ofício para se ver garantido um emprego para a vida. Somos então hoje obrigados acrescentar valor ao nosso currículo, seja através de formações profissionais, conferências, workshops..,  seja através da melhor inovação ou criatividade. 

Depois, já com o lugar 'assegurado' iniciamos toda uma constante transformação para não sermos ultrapassados, são programas informáticos que não param de ser atualizados, legislação que muda de dia para dia, novos ideais da empresa/instituição.. ou simplesmente porque um recém licenciado, que por acaso iniciou o seu estágio profissional no nosso departamento vem, teoricamente melhor preparado, ou talvez apenas com mais entusiasmo, característico de quem conseguiu o seu primeiro emprego e está radiante por colocar tudo o que estudou em prática, ou talvez não.

A qualidade, profissional e pessoal, como factor diferenciador, não é só mais um dos elementos em que nos temos de focar, mas sim o principal. Verdade que não podemos apenas ser bons, temos de revelar aos outros as nossas competências, mas com qualidade! Não tem valor 'ser bom' se não se respeita os colegas de trabalho e a empresa, se não se dedica, se não executa as funções, se não partilha as suas ideias, se não trabalha com o todo, enfim se não se compromete pelo bem mas antes pela bajulação como forma de assegurar o seu lugar ou até mesmo almejar um posto supeior.

A capacidade de se relacionar e de ser lembrado de forma positiva é difícil, afinal há tantas redes onde estamos inseridos, mas também é verdade que fazer mal é o mesmo que não fazer, por isso deixem-se de chico-espertismo, vamos evoluir, como profissionais, e muito mais como pessoa, vá lá se preferirem primeiro por vocês, e depois pelo todo.  

>>> Acompanha também as novidades no Facebook e no Instagram (@paginaaolado) <<<