É oficial, a época de saldos está aí e é muito importante nesta altura do ano perceber se está a fazer ou não uma boa compra. Com os preços mais tentadores são várias as vezes que se chega a casa com peças adquiridas somente porque não se resistiu a uma etiqueta com um desconto apelativo.

Para fazer as melhores compras é importante ter em conta algumas dicas para gastar menos e comprar artigos realmente úteis quando vai aos saldos.

Por norma já sabe quais as lojas com que mais se identifica e por essa razão serão as que à partida vai eleger para comprar nos saldos, no entanto opte por horários em que estas possam estar mais calmas, preferencialmente de manhã, por apresentam menor movimento e maior arrumação, o que lhe permitirá visionar melhor e com mais calma as peças.

Antes da compra certifique-se de que a mesma não apresenta defeito, muitas vezes as peças em saldo são fim de coleção ou mesmo de coleções anteriores pelo que é importante observar que a peça que traz se encontra em bom estado, sem qualquer tipo de defeito.

Não é necessária a criação de uma lista de peças que pretende adquirir e de quanto quer gastar exatamente, mas ter uma ideia do que lhe faz falta é fundamental para procurar assertivamente. Estudar o guarda-roupa para não comprar peças idênticas às já existentes, mas antes aquelas que sempre pretendeu comprar, mas que ainda não teve oportunidade, é também uma excelente dica.

Ainda no mesmo sentido, deve pensar o número de vezes que vai usar a peça para ponderar se o investimento vale a pena, por vezes as peças com preços mais elevados justificam bem a sua compra pela durabilidade e uso da mesma compensando o gasto inicial. Assim como perceber se a peça que está prestes a adquirir faz sentido no seu armário, e permite um bom número de coordenados com as peças que já tem em casa, ou se simplesmente fica complicado resistir a uma peça que tem um preço bem mais baixo comparado com o preço inicialmente marcado, ainda que por vezes essa peça nem estivesse nos seus desejos nem tão pouco sabe como a irá usar e/ou conjugar.

Aproveite os saldos para investir em bons básicos, está errado quem pensa que estes não permitem a criação de vários coordenados, em acessórios que sejam tendência da estação para que em simultâneo ‘atualizem’ e ornamentem as vossas conjugações. Bem como em peças-chave e intemporais que transitam de uma estação para a outra, mesmo nestes saldos pode comprar peças para usar nas estações mais quentes. Pode também aproveitar os saldos para compras antecipadamente necessárias, como ocasiões especiais previamente marcadas ou prendas.

Por último, experimente as peças. Mais uma vez, de que serve adquirir uma peça por mais barata que esteja se não a vai usar, seja por não lhe servir, por não apreciar a forma como veste, ou simplesmente porque não a imaginaria assim. Lembre-se veste um corpo e não um tamanho por isso é tão importante experimentar para ver como a peça se comporta.

Siga as redes sociais:

Artigo da minha autoria, enquanto Consultora de Imagem, para o jornal Diário de Aveiro, na data de 4 de janeiro de 2018.