Entramos em março, mês que dá as boas-vindas à primavera e por isso razão suficiente para colocarmos em dia as principais tendências da nova temporada, primavera-verão 2018. É certo, o tempo ainda está fresco e a chuva voltou, mas por mais que o tempo quente pareça distante ninguém resiste em espreitar as novas coleções ou, pelo menos, sonhar com peças de roupa mais leves e deixarmos por uns largos meses os casacões e sobretudos.

Das estações anteriores o millennial pink e a lingerie, particularmente sob transparências, continuarão em alta, mas esta nova temporada trará também muitas novidades. A primeira recai sobre a cor do ano eleita pela Pantone, o Ultra-Violet. A cor que invadiu os desfiles de moda e o street style começa agora a chegar às lojas de roupa, e quem sabe também aos nossos armários. Ultra-Violet é uma das cores mais ricas e irreverentes, um autêntico fashion statement que não vai deixar ninguém indiferente, podendo ir do look total para um coordenado mais arrojado a apenas um acessório, para um coordenado que se quer mais discreto. 

Mas as tendências não se ficam por aí, para esta primavera-verão a par dos habituais tons pastel as cores primárias ganham força, principalmente associado ao tom amarelo, de facto aquela cor que consegue animar qualquer dia! 

Os vestidos compridos são peça-chave, e nesta temporada querem-se num padrão divertido, extravagante, geométrico, apelando a uma autêntica obra de arte. O brilho faz parte também desta temporada, em vestidos, saias e/ou blusas, e desengane-se quem pensa que o brilho veio apenas para ser usado à noite. Por último, o decote quadrado, que veio substituir os ombros à mostra e que favorece particularmente pessoas com pescoço longo, pouca cintura e ancas largas já que atrai a sua atenção para o peito. 

Já nos pés o calçado mais apetecido são os rasos ou kitten heels. A sapatilha continua e voltam as flat mules, seja na versão pelo e/ou veludo, que transitam do tempo frio, seja em cores fortes, já a pensar no verão. No entanto, e para quem gosta de apostar em calçado alto, a plataforma, em sandália ou sapatilha, e o tacão largo, com altura não superior a cinco, seis centímetros são uma excelente opção. 

No que respeita aos acessórios as atenções estão centradas nas micro bags e belt bags ou bolsas de cintura, o acessório mais cool da próxima temporada que nos deixa de mãos e ombros livres. No entanto, se optar por não dar hipótese às carteias recorde-se que os cintos, independentemente do tipo e largura, são nesta estação parte integrante das peças com formas e volumes maiores, seja sobre vestido, casaco ou camisa. Também os brincos são chamados para esta nova temporada, particularmente em novos materiais, aqui quanto maiores e excêntricos forem mais tendência são. E não nos podemos esquecer,claro, dos óculos de sol, mais pequenos e retro, tal como os anos 90 assim o exigiam. 

O que mais cativa nestas tendências é a sua multiplicidade, desde peças mais extravagantes pelo seu corte, volume, padrão, brilho e aplicações às mais clássicos e elegantes, este facto dá-nos maior liberdade de escolha não só por peças com que mais nos identificamos como por peças que melhor assentam ao nosso biótipo. 

_ _ _
Segue as redes sociais: