Os posts TOP5 surgiram na Página ao Lado há três anos, precisamente com um TOP5 Bases [Fond de Teint]. Desse TOP5 ( aqui ) ainda sobrevivem a Phyto Teint Expert, da Sisley Paris e a Mat Velvet + da Make Up For Ever. Verdade, são as mesmas, apesar do prazo fixado depois de aberta a embalagem já ter sido ultrapassado mantêm-se em boas condições. 

Depois desse post, em 2015, muitas outras bases foram testadas, aprovadas ou não aprovadas, mas não por aqui referenciadas no formato TOP5 Bases. Por exemplo a Lingerie de Peau, da Guerlain vai já na segunda embalagem, agora com novo packaging e novos tons disponíveis. 

Não sou maquilhadora, nem tão pouco especialista em produtos de beleza e makeup, mas gosto da área, sobretudo de pesquisar, testar e dar opinião, até porque enquanto Consultora de Imagem necessito de estar sempre a par do tema para transmitir o melhor conhecimento às minhas clientes. 

Foi numa dessas pesquisas, leituras e análise do tema que encontrei o site COSDNA, que analisa os ingredientes que constituem as bases, sob três temas: acne, irritação e segurança, que percebi que por vezes o resultado final no nosso rosto não corresponde à 'qualidade' da mesma, principalmente para uma pele sensível e com tendência acneica como a minha.

A verdade é que os resultados me surpreenderam! Deste TOP5 Bases, inverno e para peles mistas a oleosas, partilhado no meu instagram (aqui), a melhor base desta lista é a Phyto Teint Expert, que ainda que tenha Butylene Glycol, ingrediente que possa causar acne (nível 1, o mais reduzido) não tem qualquer ingrediente que possa desenvolver irritação à pele e é bastante segura em termos de uso continuado, das cinco, de longe a que obteve melhores resultados, quase perfeita!

Depois seguiram-se a Teint Idole Ultra 24H, sem qualquer ingrediente comedogénico, no entanto com Alcohol Denat, ingrediente que provoca irritação na rosto em último nível e por essa razão pouco indicada para peles sensíveis, e com Octinoxate e BHT, ingredientes limites no que respeita à segurança no rosto na situação de uso continuado. E a All Hours, que contém Butylene Glycol, ingrediente que pode causar acne (ainda que no nível 1), e tal como a Teint Idole Ultra 24H  Alcohol Denat, ingrediente que provoca irritação na rosto (nível 5), e BHT, ingrediente associado à fragrância, que se encontra no limite no que respeita à segurança no rosto ao uso continuado.

A Lingerie de Peau e a Make Up For Ever apresentam valores um pouco mais preocupantes. A Lingerie de Peau contém Dimethicone (nível 1) e Stearic Acid (nível 2) no que refere ao acne e Ethylhexyl Methoxycinnamate, BHT e Butyphenyl Methylpropional, este último nível 7, que transmitem pouca segurança na aplicação continuada, e a Make Up For Ever não tem qualquer ingrediente que possa provocar acne ou irritação no entanto contém três ingredientes (nível 7), dois associados a fragrância, o que sinceramente acho que não existia necessidade,  que transmitem pouca segurança na aplicação continuada, felizmente é daquelas bases que se usam para eventos mais especiais, face à sua cobertura.

Por aí, alguém com curiosidade nestes assuntos!? Contém-me tudo!

>>> Acompanha também as novidades no Facebook e no Instagram (@paginaaolado_blog) <<<