Amesterdão é a capital da Holanda e das cidades mais visitadas do mundo! 
A Cidade localiza-se entre os rios Amstel e Schinkel na baía de IJ.

A sua atracção é justificada nos inúmeros canais que a atravessam, na presença dos mais de sete mil monumentos e edifícios de valor histórico, no Mercado de Flores e nos museus públicos e privados, como a casa de Anne Frank, o museu Vicent Van Gogh, o Rijksmuseum, o Stedelijk museum, o museu Casa de Rembrandt, o Pálacio Real (primeira fotografia), a Praça Dam, entre outros.

Amesterdão é ainda conhecida pelo Red Light District, lugar mais antigo da cidade, próximo da Estação Central (que é linda!), onde o passeio pela história de Amesterdão se mistura com o entretenimento adulto e os famosos coffeeshops liberais!

Amesterdão é ainda o centro mundial das bicicletas, em que quase todas as ruas principais possuem vias próprias para os ciclistas, e em que muitas das ruas do centro se encontram fechadas ao trânsito automóvel, com excepção para os transportes colectivos. 

Como turista portuguesa ( = baixo poder de compra!) considerei os transportes colectivos bastante inflacionados, no entanto a cidade é plana e facilmente percorrida a pé!

Por fim é em Amesterdão que se encontra a conhecida fábrica da cerveja Heineken!