SLIDER


SARA GONÇALVES . PORTUGAL


[ STYLIST . CONSULTORA DE IMAGEM ]

paginaaolado@gmail.com

NEWSLETTER

ARCHITECTURE // AGRICULTURA URBANA VERTICAL



É cada vez mais clara a atractividade que as grandes cidades desempenham actualmente, assim como o consequente crescimento populacional nos centros urbanos.

Face ao crescimento acelerado de urbanização e por conseguinte a necessidade de uma vida mais sustentável a empresa Xome Arquitectos propôs a criação de uma Torre, no âmbito do LOFT 2011 - AWR Competitions, auto-suficiente e sustentável, junto ao Rio Tamisa e Ponte de Londres.

O edifício destina-se ao uso residencial integrando no seu interior um mini ecossistema, totalmente auto-suficiente, compreendendo o seu próprio mecanismo de aproveitamento de água, sistema de geração de energia eléctrica assim como de outras instalações. A particularidade deste edifício é a utilização do conceito de Agricultura Urbana Vertical, localizada no centro do edifício, em que o cultivo de produtos agrícolas nas estruturas dos vários andares pretende atender aos requisitos de espaço cada vez maiores nas grandes cidades e à necessidade de alimentar os milhões de pessoas que aí vivem.

A ideia do conceito Agricultura Urbana Vertical é tornar acessível a todos os moradores a sua contribuição no cultivo das suas próprias frutas e legumes levando uma vida confortável e auto-suficiente no seu próprio ecossistema.
Este tipo de projectos pretende não só consciencializar as pessoas para esta problemática mas também incentivar a diminuição da nossa pegada ecológica.

Nota: As imagens acima são um exemplo dos diversos projectos de quintas verticais no interior das cidades. Imagens e informação do projecto retiradas a partir de www.plataformaarquitectura.cl

13 comments

  1. As coberturas verdes são outra vertente que mostra bem esta preocupação cada vez mais crescente. No entanto, há outras opções (mesmo no processo de projectar) que podem ser tomadas e que, apesar de serem menos 'visíveis' ou terem menos impacto também podem contribuir fortemente para a diminuição da tal 'pegada ecológica'.

    ReplyDelete
  2. Sim é verdade e são óptimas notícias! (:

    ReplyDelete
  3. Olha que belo lugar para eu ter a minha primeira hortinha ! :P
    É giríssimo e acho óptima a preocupação ambiental, pois claro :)

    Beijinhooooos ***
    www.laissezmoi.blogspot.com

    ReplyDelete
  4. Fantástica ideia!

    http://malasesapatitos.blogspot.com/

    ReplyDelete
  5. estou a seguir :)*

    http://catiiaalexandra.blogspot.com/

    ReplyDelete
  6. Isso é espectacular em todos os sentidos, seja apenas no olhar arquitectónico, seja no sentido da criação do mini ecossistema! Muito boa ideia =)

    ReplyDelete
  7. Cool!
    http://www.etsy.com/shop/AnaLuciaSilva?ref=seller_info

    ReplyDelete
  8. Querida Página, com o crescimento exponencial da população, considero estes projectos, óptimas ideias, para colmatar esse aumento populacional. :)

    ReplyDelete
  9. Adoro o conceito!! Ideias ecológicas são sempre boas :)

    http://www.fashionkats.blogspot.com/

    ReplyDelete
  10. É um expectaculo! Mas a que mais me impressionou até hoje foi o Urso (cheio de violetas) em Bilbao.
    Já conheces?

    Um beijinho

    www.omeueularanja.blogspot.com

    ReplyDelete
  11. Jardins Verticais!
    Podem-me consultar para ideia! hi hi hi hi

    ReplyDelete
  12. Muito fixe... Como paisagista adoro e defendo este tipo de projectos por razões óbvias e além disso por ser amante incondicional da Natureza. Só tenho pena de ainda não ter conseguido fazer um projecto deste género, ou coberturas verdes, por exemplo! Bom artigo

    ReplyDelete
  13. No meu blogue tenho também vários artigos desta matéria...
    Uma olhadela em:
    http://bloginconveniencias.blogspot.com/

    ou no Facebook :)
    Cumprimentos

    ReplyDelete

© PAGINA AO LADO • Theme by Maira G.