É cada vez mais clara a atractividade que as grandes cidades desempenham actualmente, assim como o consequente crescimento populacional nos centros urbanos.

Face ao crescimento acelerado de urbanização e por conseguinte a necessidade de uma vida mais sustentável a empresa Xome Arquitectos propôs a criação de uma Torre, no âmbito do LOFT 2011 - AWR Competitions, auto-suficiente e sustentável, junto ao Rio Tamisa e Ponte de Londres.

O edifício destina-se ao uso residencial integrando no seu interior um mini ecossistema, totalmente auto-suficiente, compreendendo o seu próprio mecanismo de aproveitamento de água, sistema de geração de energia eléctrica assim como de outras instalações. A particularidade deste edifício é a utilização do conceito de Agricultura Urbana Vertical, localizada no centro do edifício, em que o cultivo de produtos agrícolas nas estruturas dos vários andares pretende atender aos requisitos de espaço cada vez maiores nas grandes cidades e à necessidade de alimentar os milhões de pessoas que aí vivem.

A ideia do conceito Agricultura Urbana Vertical é tornar acessível a todos os moradores a sua contribuição no cultivo das suas próprias frutas e legumes levando uma vida confortável e auto-suficiente no seu próprio ecossistema.
Este tipo de projectos pretende não só consciencializar as pessoas para esta problemática mas também incentivar a diminuição da nossa pegada ecológica.

Nota: As imagens acima são um exemplo dos diversos projectos de quintas verticais no interior das cidades. Imagens e informação do projecto retiradas a partir de www.plataformaarquitectura.cl