O post não pretende ser uma descrição exaustiva do passeio do último Domingo mas antes uma sugestão de fim-de-semana, ou mesmo férias, para quem pretende conhecer a região de Aveiro.

Aveiro é conhecida popularmente como a 'Veneza portuguesa' pelo facto da Ria se estender pelo interior da cidade paralelamente ao mar. A verdade é que para quem conhece Veneza e Aveiro sabe que a comparação não é assim tão linear, mas na minha opinião, e sendo um pouco suspeita, a cidade e as suas áreas envolventes, ainda que com menor monumentalidade, não ficam nada atrás de Veneza, com as suas paisagens naturais que deliciam qualquer turista/visitante.

O post centra-se no percurso S. Jacinto - Torreira, ainda que esteja subjacente uma visita/estadia antes por Aveiro! Por isso para quem vier da cidade o mais fácil para chegar a S. Jacinto é atravessar a Ria, embarcando no Ferry-Boat, do que ir por terra já que a volta são cerca de 50km.

É muito interessante o percurso entre S. Jacinto e a Torreira, pela EN327, por isso aconselho que o façam com calma para aproveitar a paisagem envolvente, ou então para quem tem a possibilidade fazê-lo de bicicleta, ainda que para mim ir e voltar não tenha sido nada fácil, no total são quase 30Km, fora os que trazia de Aveiro ao Forte da Barra e vice-versa.


ACTIVIDADES
- Praia - 
Este local é rico em actividades, desde fazer praia no mar em S. Jacinto ou Torreira - praias concessionadas e com bandeira azul - ou praia na Ria de Aveiro, onde se pode para além de nadar, pescar ou fazer passeios de barcos.



- Outras actividades - 
Para além de praia pode-se ainda praticar golfe, fazer passeios de bicicleta TT, percursos pedestres e observação de aves. Esta zona possui enorme riqueza natural, e prova disso é a área protegida da Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto e a Ria de Aveiro estar classificada como Sítio de Importância Comunitária. 


EMBARCAÇÕES TRADICIONAIS 
Em Aveiro é bem mais fácil encontrar os Moliceiros, e são mais que muitas as oportunidades de passear  nos diversos canais nesta embarcação tradicional, anteriormente utilizado para a apanha do moliço, no entanto aqui florescem as bateiras, um pouco menos elegantes mas igualmente características. 











ONDE COMER
- A Peixaria -
São vários os locais onde se pode almoçar/jantar mas o restaurante 'A Peixaria' em São Jacinto é sem dúvida uma das melhores opções! O restaurante em si é um pouco pitoresco mas a fama e o proveito ninguém lho tira. Na peixaria, onde o peixe é rei, aconselho vivamente os chocos ou as lulas grelhadas, ainda que haja um mar de outras opções! Ah! E como o restaurante é super concorrido a melhor opção será reservar uma mesa, porque o tempo de espera é sempre para lá de 1h/1h30!




ONDE DORMIR
- Pousada Ria -
A zona apresenta uma grande oferta de alojamento, desde campismo, alojamento local a hotéis no entanto aconselho a Pousada da Torreia - Murtosa, Ria de Aveiro. A pousada situa-se em plena Ria de Aveiro, no istmo que une Murtosa às praias de São Jacinto. A Pousada possui piscina mesmo junto à ria e praia privativa.

Like Página ao Lado on Facebook!