SLIDER


SARA GONÇALVES . PORTUGAL


[ STYLIST . CONSULTORA DE IMAGEM ]

paginaaolado@gmail.com

NEWSLETTER

WEEKEND // S. JACINTO - TORREIRA

O post não pretende ser uma descrição exaustiva do passeio do último Domingo mas antes uma sugestão de fim-de-semana, ou mesmo férias, para quem pretende conhecer a região de Aveiro.

Aveiro é conhecida popularmente como a 'Veneza portuguesa' pelo facto da Ria se estender pelo interior da cidade paralelamente ao mar. A verdade é que para quem conhece Veneza e Aveiro sabe que a comparação não é assim tão linear, mas na minha opinião, e sendo um pouco suspeita, a cidade e as suas áreas envolventes, ainda que com menor monumentalidade, não ficam nada atrás de Veneza, com as suas paisagens naturais que deliciam qualquer turista/visitante.

O post centra-se no percurso S. Jacinto - Torreira, ainda que esteja subjacente uma visita/estadia antes por Aveiro! Por isso para quem vier da cidade o mais fácil para chegar a S. Jacinto é atravessar a Ria, embarcando no Ferry-Boat, do que ir por terra já que a volta são cerca de 50km.

É muito interessante o percurso entre S. Jacinto e a Torreira, pela EN327, por isso aconselho que o façam com calma para aproveitar a paisagem envolvente, ou então para quem tem a possibilidade fazê-lo de bicicleta, ainda que para mim ir e voltar não tenha sido nada fácil, no total são quase 30Km, fora os que trazia de Aveiro ao Forte da Barra e vice-versa.


ACTIVIDADES
- Praia - 
Este local é rico em actividades, desde fazer praia no mar em S. Jacinto ou Torreira - praias concessionadas e com bandeira azul - ou praia na Ria de Aveiro, onde se pode para além de nadar, pescar ou fazer passeios de barcos.



- Outras actividades - 
Para além de praia pode-se ainda praticar golfe, fazer passeios de bicicleta TT, percursos pedestres e observação de aves. Esta zona possui enorme riqueza natural, e prova disso é a área protegida da Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto e a Ria de Aveiro estar classificada como Sítio de Importância Comunitária. 


EMBARCAÇÕES TRADICIONAIS 
Em Aveiro é bem mais fácil encontrar os Moliceiros, e são mais que muitas as oportunidades de passear  nos diversos canais nesta embarcação tradicional, anteriormente utilizado para a apanha do moliço, no entanto aqui florescem as bateiras, um pouco menos elegantes mas igualmente características. 











ONDE COMER
- A Peixaria -
São vários os locais onde se pode almoçar/jantar mas o restaurante 'A Peixaria' em São Jacinto é sem dúvida uma das melhores opções! O restaurante em si é um pouco pitoresco mas a fama e o proveito ninguém lho tira. Na peixaria, onde o peixe é rei, aconselho vivamente os chocos ou as lulas grelhadas, ainda que haja um mar de outras opções! Ah! E como o restaurante é super concorrido a melhor opção será reservar uma mesa, porque o tempo de espera é sempre para lá de 1h/1h30!




ONDE DORMIR
- Pousada Ria -
A zona apresenta uma grande oferta de alojamento, desde campismo, alojamento local a hotéis no entanto aconselho a Pousada da Torreia - Murtosa, Ria de Aveiro. A pousada situa-se em plena Ria de Aveiro, no istmo que une Murtosa às praias de São Jacinto. A Pousada possui piscina mesmo junto à ria e praia privativa.

Like Página ao Lado on Facebook!

19 comments

  1. Conheço muito bem a torreira e adoro, só acho o mar um tanto perigoso e a água muito fria ;) Mas LINDO

    ReplyDelete
  2. Que vontade de ir para lá!

    ReplyDelete
  3. Conheces o Furadouro? Era lá o meu verão durante 18 anos da minha vida =)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim conheço! Era para me aventurar ir até lá mas pensei duas vezes e como estava de bicicleta foi impossível! A minha resistência não é o que era lol!!

      Delete
  4. serviço publico: laike!

    ReplyDelete
  5. Nunca fui a Aveiro, tenho sempre a sensação que a água do mar é muito mais fria aí para cima e acabo por ir para o Alentejo...mas gostei muito das tuas dicas, fiquei com vontade de conhecer ;)

    http://nobresonho.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  6. Não conheço mas este post deu-me uma enorme vontade de ir lá!
    Acho que vou aproveitar a sugestão para o próximo fim de semana fora :)

    ReplyDelete
  7. Tao giroooo!!


    http://placequotehere.blogspot.pt/2012/08/loving-life.html

    ReplyDelete
  8. Fui a S.Jacinto por uma praxe do meu curso e adorei, aquilo é mesmo giro!

    ReplyDelete
  9. Adorei as fotos e a descrição :):) Fiquei com curiosidade de conhecer!

    Beijinho*

    ReplyDelete
  10. gosto muito da Torreira :)

    o post está muito bom :)

    Beijinhos
    www.myfashionscript.com

    ReplyDelete
  11. Que Maravilha!!!!
    Um local a visitar*
    ;)

    ReplyDelete
  12. Adorei as fotos, parece um local lindo :)

    beijinho

    ReplyDelete
  13. Não conheço bem a região mas fiquei com vontade de lá passar um fim de semana :)

    ReplyDelete
  14. gostei destas sugestões, dão sempre jeito =)

    ReplyDelete
  15. Gosto muito de ir para essa zona :)

    ReplyDelete
  16. és de Aveiro? *

    ReplyDelete
  17. Anonymous12.7.17

    Oi possuo um site que trata deste mesmo assunto e adoraria poder compartilhar
    este seu post nele , com os devidos direitos e com link para teu post .

    Você me autoriza ?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá!

      Sim podes compartilhar o post com o link. Obrigada!

      Delete

© PAGINA AO LADO • Theme by Maira G.