São Tomé. Sim! Os posts sobre a viagem a este país não terminaram, está em falta a parte Norte, post de hoje, e a cidade, que sairá na próxima semana, até porque se estávamos num país que sempre sonhamos conhecer não havia como não percorrer toda esta ilha ma-ra-vi-lho-sa.



Como o disse, hoje o post centra-se no Norte de São Tomé, ou seja, na rota do cacau, nas praias mais escarpadas da ilha e em Anambo, o lugar de desembarque dos exploradores portugueses João de Santarém e Pedro Escobar no momento da descoberta de São Tomé, em 1470 e onde se encontra o Marco do Descobrimento.

Foi a Norte que conhecemos a maioria das roças, de arquitetura portuguesa e onde se pode observar o processo de transformação do fruto do cacau. Bela Vista, Soledade, Boa Entrada, Vista Alegre e Rio do Ouro (hoje Agostinho Neto, a mais importante roça do país) são alguns exemplos do que resta das roças abandonadas de um território que chegou a ser o maior exportador de cacau no mundo.

Mas é também a Norte que se localiza a Cidades das Neves, conhecida por servir boa santola e a Lagoa Azul, cujo o nome vem das suas águas cristalinas, mas.. efetivamente foi na praia dos Tamarindos, local onde fomos a banhos, no final de um dia super preenchido, que nos fez a maior das delícias.













Espreita os anteriores post de São Tomé:
São Tomé #1 [Rota do Café] | São Tomé #2 [Ilhéu das Rolas] | São Tomé #3 [Sul]

>>> Acompanha também as novidades no Facebook e no Instagram (@paginaaolado) <<<