É certo que este post deveria ter saído há já algum tempo mas entre as férias passadas pelo mar cantábrico e a semaninha habitual de descanso na praia de Santa Eulália, Algarve - ver as fotos do ano passado aqui - foram apenas quatro dias e a correria que se fez sentir nessa quase semana não me permitiu escrevê-lo. 

Ao lembrar desta viagem assim como da semaninha no Algarve que acabou de terminar começo a sentir a nostalgia do Verão, parece, mesmo com o bom tempo a continuar, que agora férias assim de chinelo e calção só mesmo para o ano.. Mas este foi fenomenal e por isso nada de tristezas e há que seguir em frente! 

Para quem segue a Página ao Lado pelo instagram - para quem ainda não segue pode procurar por paginaaolado que será sempre bem-vindo - percebeu que passei uma semana maravilhosa pelo norte de Espanha, mais concretamente pelo Mar Cantábrico 'instagramando' todas cidades por onde passava, com a legenda You have got a postcard!

Em 2008 já tinha feito um tour por Espanha, aproveitando a ida à Expo Zaragoza visitamos Madrid, Valência, Barcelona, Zaragoza e Valladolid, por isso desta vez a opção recaiu pelo mar cantábrico com desvios por León, Pamplona, Vitoria-Gasteiz e Burgos.

Os destinos tinham propósitos e vivências diferentes - ora apenas touring cultural e paisagístico ora touring cultural e paisagístico associado ao sol e mar - mas uma coisa é certa todos eles de um enorme encanto, não conseguindo ainda hoje, passadas duas semanas, afirmar qual o favorito. 


As cidades espanholas têm um encanto e uma vivência que sempre me fascinaram. Adorei Gijón e Santander pela vivência, centro histórico e praias, embora distintas uma vez que a enseada El Sardinero já se começava aproximar da Baía La Concha, de San Sebastián, igualmente conhecida pela 'pérola da costa cantábrica'. Adorei San Sebastián, de arquitectura grandiosa e avenidas largas, que mais fazia lembrar a costa Francesa. Bilbau pelo seu carácter mais urbano e cosmopolita, acreditem Bilbau não é meramente o Museu Guggenheim apesar deste ser para lá de espectacular! É também o centro histórico repleto de turistas e residentes, os passeios junto à ria de Bilbau, o Parque de D. Casilda Iturrizar, o Palácio de Congressos e da Música, entre tantos outros lugares de interesse.

Por fim, Burgos, cidade talvez mais associada à sua catedral, que é realmente de cortar a respiração, e Pamplona, que tem a vida nocturna mais agitada que apanhei em toda a semana.

Semana esta que foi repleta de gastronomia espanhola, com os doces tradicionais, as tapas e Pinchos e imaginem só chocolate quente com churros. Sim, sensivelmente vim de Espanha com mais 2kg! Ainda que tenha aproveitado para frequentar o SPA, piscina e ginásio quando os hotéis estavam providos destes equipamentos. 

'Vamos sensivelmente a meio da nossa viagem e a rotina de acordar cedo, percorrer as cidades, e a própria praia que nos fastiga a par dos check in e check out começam a fazer-se sentir por isso hoje fizemos por chegar cedo ao nosso destino, pegar no bikini e aproveitar o SPA do hotel. Depois da piscina, jacuzzi e diferentes cascatas foi a vez do banho turco, que para ser sincera já não fazia um circuito assim desde quando frequentava o ginásio'. Santander, Agosto de 2013

'Chegamos à última cidade antes de nos fazermos ao regresso a casa. Chegamos ao hotel no final da tarde e este é sem dúvida um bom hotel. Quando reparámos nas condições do ginásio, piscina e sauna o terraço - jardim que integra o nosso quarto teve simplesmente de esperar. Estamos efectivamente maçados  já são muitas horas de viagem por isso não resistimos a umas braçadas na piscina e 15 minutos de sauna. Agora vamos procurar um sítio para jantar, ou face às tardias horas petiscar somente umas tapas que já vêm sendo regra nesta viagem'. Burgos, Agosto de 2013


(Pequenos textos que fui escrevendo num caderninho  tipo diário durante a viagem)