Este não será certamente o último post relacionado sobre o estilo de vida para o qual estou e pretendo caminhar, e que consequentemente se reflecte na escolha dos cosméticos e maquilhagem que estou aplicar. Nos dois últimos posts escrevi um pouco sobre as consequências físicas e psicológicas do ritmo acelerado a que me propus de forma inconsciente e das pequenas rotinas que tenho vindo a implementar com objetivo de criar pequenos momentos de paz e mesmo prazer em diversas áreas incluindo a da beleza sobre a qual vos escrevo hoje, nomeadamente rotina da noite.

Posso afirmar que a minha atual rotina de beleza está intimamente ligada ao propósito anti-idade,  como já referi nestes últimos meses parece que passaram anos por mim. E embora à procura da rotina mais simples (só assim sei que consigo efetivamente cumprir) percebi que há produtos fundamentais que não podem ser excluídos: produto de limpeza, produto hidratante, produto com protetor solar e um bom produto anti-idade.

Se de manhã limpo bem o rosto, à noite, devido à maquilhagem aplicada, a opção recai sobre o gel desmaquilhante ou água micelar. Aqui entram os meus queridinhos de sempre, o Gel Moussant e Água Micelar, da gama sensibio da Bioderma, ambos para pele sensível e intolerante e indicados para rosto e olhos (e como é fundamental lavar muito bem os meus olhos!). O gel moussant, que não contém sabão nem perfume, hidrata o rosto em +77% já a água micelar remove até a maquilhagem à prova de água.

Como acontece na rotina de dia após o enxaguamento e respectiva secagem com toalha recorro ao tónico facial Serozinc da La Roche Posay, que, como referi, ajuda apaziguar o rosto assim como a prepara-lo para receber os cosméticos.

O cosmético que finaliza o cuidado de rosto noite é o Redermic r, também da La Roche Posay, produto gentilmente cedido pela Sweetcare. Necessitava urgentemente de um produto com retinol na sua formulação, tinha ouvido maravilhas sobre este ingrediente, comprovado cientificamente que ajuda a reverter os sinais de idade já instalados, que aumenta os níveis de colagénio e elastina reduzindo assim as rugas causadas pelo fotoenvelhecimento e principalmente que é um dos ativos mais eficazes com ação nas linhas de expressão.

A opção por este produto foi fruto das excelentes reviews que fui encontrando antes de decidir por qual produto com retinol deveria optar. A par da redução das rugas acentuadas e uniformização do relevo e tonalidade da pele, este produto ainda ajuda a reduzir os poros dilatados, sério que tanto me fazem confusão.

Contudo, com pele de rosto sensível e reactiva a introdução deste produto na minha rotina teve de ser gradual de forma habituar o rosto e não haver lugar a irritação, muitas vezes intercalado com o hidratante ou mesmo conjugado com este uma vez que o retinol é um ativo que pode ressecar e consequentemente irritar (e até mesmo descamar) o rosto. É por isso muito importante aquando o uso deste produto/ingrediente hidratar bem a pele assim como estar sempre associado ao uso de protetor solar com FPS alto.

Rotina da noite completa! Ficam a faltar as máscaras faciais que se quiserem escrevo post sobre isso também.

Lista de produtos mencionados:
Gel Moussant sensibio da Bioderma à venda na Sweetcare
Água Micelar sensibio da Bioderma à venda na Sweetcare
Tónico facial Serozinc da La Roche Posay à venda na Sweetcare
Redermic r da La Roche Posay à venda na Sweetcare

* A Sweetcare tem loja física na Rua Eduardo Santos Silva, no Porto, ou para quem não está perto loja online aqui, sei que tem um inúmero de países para onde envia, no caso de Portugal por exemplo em 2 ou 3 dias está na morada por nós indicada.

Não percam o próximo post! 
E não se esqueçam de seguir as redes sociais. Facebook e Instagram (@paginaaolado) 
Acompanhem também Facebook e Instagram (@saragoncalves.consultoraimagem)